sábado, 26 de janeiro de 2013

Encontro de Formação para Evangelizadores - Módulo para Iniciantes e Dia Estadual da Educação Espírita







Encontro de Formação para Evangelizadores - Módulo para Iniciantes

Queridos amigos,

Paz!

A CIJ recebeu durante o ano de 2012 constantes solicitações por parte de diversas instituições espíritas de um encontro para iniciantes na tarefa de Evangelização Espírita Infanto-juvenil que atendesse Salvador e a região metropolitana. Sendo assim, em atenção a esses pedidos, realizaremos a abertura das nossas atividades letivas de 2013 com o Encontro de Formação para Evangelizadores - Módulo para Iniciantes. Nesse encontro serão trabalhados conteúdos que abordarão a necessidade de construção de uma Identidade Cultural Espírita para a afirmação do compromisso do evangelizador com a tarefa, a inserção dos DIJs e dos grupos de família nas casas espíritas, aspectos da psicologia do desenvolvimento do educando, elementos da didática e transposição didática e oficinas nas áreas de música, teatro, contação de histórias e ferramentas de cinema e vídeo. Simultaneamente, acontecerá no dia 23.02.2013, das 14 às 18 h, o I Fórum da Família: proposta para formação e manutenção de grupos de pais nas casas espíritas. Essas atividades terão sua culminância no domingo posterior (03.03.2013) com um evento que marcará as comemorações do Dia Estadual da Educação Espírita, cuja programação está divulgada também nesse espaço.

Ao longo do ano teremos ainda diversos Encontros Temáticos que juntamente com a proposta acima integram o projeto de Formação Continuada de Educadores Espíritas da CIJ-FEEB e que complementarão a formação dos iniciantes na medida em que também atendem a possíveis demandas de evangelizadores que já trabalham na tarefa há algum tempo.

Divulguem nas suas casas espíritas e junto a possíveis interessados. Contamos com sua colaboração e participação!

Um forte abraço,

Equipe CIJ-FEEB



Dia Estadual da Educação Espírita

O Dia Estadual da Educação Espírita acontece anualmente no primeiro domingo de março. Neste ano o evento comemorativo desta data estará sendo realizada e celebrada por três coordenadorias federativas: CIJ, ESDE e Setor Doutrinário (CAD) que estarão juntamente com seus colaboradores e demais participantes presentes refletindo sobre a proposta de Educação Espírita considerando a sua aplicação nos diversos setores da casa espírita, a exemplo das áreas relacionadas com cada uma dessas coordenadorias.
Segue abaixo a programação do evento:

08:30–8:50 – Recepção e prece inicial

09:00–10:00 – Allan Kardec e a Educação das Novas Gerações – Marcus Welby

(A exposição a ser apresentada situa o codificador da Doutrina Espírita e sua contribuição para o processo de educação das novas gerações, desde as suas reencarnações anteriores. Em seguida demonstra as propostas contidas na Filosofia Espírita da Educação e o processo pedagógico de evolução do espírito, ressaltando as características de Allan Kardec como educador e pesquisador que permitiram o entendimento e a divulgação dos conhecimentos apresentados pelos espíritos superiores que viriam a alavancar o processo de regeneração intelecto-moral da humanidade.)

10:00–10:30 – Intervalo

10:30–12:00 – A Proposta Heurística da Educação Espírita – Experiências Pioneiras – Ruth Brasil Mesquita

(A exposição apresentará a proposta heurística da Educação Espírita e as principais experiências bem sucedidas de aplicação dessa proposta visando promover e implementar os processo pedagógicos para a educação e consequente evolução do espírito.)

12:00–12:30 – Perguntas e respostas e Encerramento

Contamos com a sua colaboração na divulgação desse evento bem como a sua presença e participação!

Um forte abraço,

Equipe da CIJ, ESDE e CAD - FEEB


Nenhum comentário:

Postar um comentário