quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vem ai o Encontro de Evangelizadores da Macrorregião Metropolitana - Edição 2011


Já estamos em clima de preparação da nova edição do Encontro de Evangelizadores da Macrorregião Metropolitana que será realizado em parceria com o Conselho Distrital 10 (CD10). O evento acontecerá nos dia 20 e 21.08.2011, das 08:30 às 17:30 na sede da FEEB, em clima de muita alegria, troca de experiências, diálogo e aprendizado.

Coloque na sua agenda e se planeje juntamente com os demais colaboradores da sua instituição que trabalham ou se interessam pela área de Educação Espírita voltada para a infância e juventude, marcando presença em mais esse evento.

A inscrição para o Encontro é totalmente gratuita. Divulgue o nosso cartaz na sua instituição e aguarde mais informações  sobre como se inscrever e taxas para o almoço que será oferecido no local.

Contamos com sua presença!

Um grande abraço,

Equipe CIJ-FEEB

terça-feira, 26 de julho de 2011

A CONJEB em reformulação!

No dia 03.07.2011, iniciamos as atividades que marcam o processo de reformulação da Confraternização de Jovens Espíritas do estado da Bahia - CONJEB.

Ao longo das suas 25 edições em mais de 50 anos, a CONJEB tem sofrido modificações para atender as expectativas e anseios da juventude espírita presente a cada edição. Assim percebemos a necessidade da discussão do modelo atual, com vistas a uma reformulação mais ampla que tenha como base o protagonismo juvenil.

Para que mudanças dessa natureza possam ser fortalecidas na CONJEB, dando ao evento um diferencial em sua 26ª edição, é fundamental que tenhamos uma participação efetiva de educadores, pais, evangelizadores, representantes da comunidade de jovens espíritas e demais interessados a fim de podermos juntos construir esse modelo de CONJEB.

Na última reunião ocorrida em 24.07.2011, subdividimos grupos de trabalho que vão pensar planos de ação tendo como foco aspectos que constituem os maiores desafios do evento: Envolvimento das lideranças, jovens e instituições espíritas; Estrutura pedagógica; Estrutura administrativa; Capacitação dos trabalhadores; Captação de recursos; Relações com a cidade-sede.

Participe e integre esses grupos de trabalho*!

Um forte abraço e muitos votos de paz,

Equipe CIJ-FEEB

* Maiores informações acesse a Súmula da reunião do dia 24.07.2011 e faça contato com os integrantes do grupo de trabalho que mais interessa a você.


sexta-feira, 1 de julho de 2011


A Educação Espírita Infanto-juvenil ou Evangelização Espírita Infanto-juvenil consiste na transmissão, na perspectiva da vivência, do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus, modelo de perfeição para toda a Humanidade. (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 60. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1984. Questão 625, p. 308).

O ensinamento espírita e a moral evangélica são os elementos com os quais trabalhamos em nossas aulas. Esses conhecimentos são levados aos aprendizes através de situações práticas da vida, pois a metodologia empregada pretende que o aprendiz reflita e tire conclusões próprias dos temas estudados, pois só assim se efetiva a aprendizagem real.

Sendo assim, é com grande prazer que lançamos mais esse veículo de comunicação com vistas ao estabelecimento de intercâmbio com os diversos trabalhos de Evangelização Espírita Infanto-juvenil das instituições do estado da Bahia.

Seja, portanto, bem vindo ao blog da Coordenadoria de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado da Bahia (CIJ-FEEB).

Boa navegação!

Um forte abraço,

Marcus Welby e Equipe CIJ-FEEB